terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Porquinho da índia



     Olá pessoas!!

     Como todos sabem (se não sabe, corre lá no "Quem é Patu?") eu tenho 3 filhos de 4 patas. São meus amores, minha alegria, meu ponto fraco, meu MUITO, meus Tikinhos!

Flora e Pompom
Simba
     Hoje eu vim falar mais sobre esses fofos e seus cuidados.  

     Tudo começou um belo dia em que eu me vi triste, sentindo muita falta de um mascote para cuidar, beijar e esmagar. Já estava casada há 4 anos e nunca tivemos nenhum pet =( De imediato comecei a pesquisar por cães, até que eu me deparei (sem querer) com uma foto, no face, de um porquinho da índia sheltie (tem os pelos compridos). Achei tão interessante, diferente e lindo!! Na hora fiquei  sem saber direito que bicho era, pois só tinha visto pigs ingleses (pelo curtinho), típicos das brincadeiras de quermesse. Daí pra frente comecei a buscar loucamente no google fotos e vi que existem diversos tipos de raças, pelagens e tals.

     Sai loucamente ligando para todos os petshops do universo - nhá - perguntando sobre esses pigs, mas ninguém sabia sequer responder às minhas perguntas. Foi quando eu conheci o Fórum. Foi amor a primeira vista!

     Depois de pesquisar bastante resolvi que queria mesmo ter um porquinho. Foi difícil convencer meu marido, principalmente por causa do tipo de alojamento, mas não teve como ele lutar contra isso, eu estava DOIDA por um.

     O grande dia chegou! eeeeeee \o/  Era um sábado, saímos pela cidade procurando um pig "arrepiado". Passamos em frente a uma loja e logo vi a Florinha, no meio de milhares de outros pigs, cada um de uma cor e pelagem diferente. Fiquei maluca, mais histérica que as crianças que estavam por lá vendo os filhotes de cães e gatos uahsuahsa. Meu marido cismou de fazer compras no centro e deixar para pegar o pig no fim de tudo. Eu fui quase chorando, de medo de não ter mais nenhum quando voltássemos. QUASE! Quando cheguei lá só estavam a Flora e uma irmãzinha, gêmea rs. Tive muito medo de escolher o pig errado, já que na época não sabia sexar.
Flora no primeiro dia em casa
     Enfim, um mês depois eu comecei a sentir a Flora muito gorda e desproporcional. Ela estava prenha =O Eu entrei em desespero (saiba o pq mais abaixo). Graças a Deus deu tudo certo e no dia 25/12/2013 nasceram os melhores presentes de natal que já ganhei até hoje: Pompom e Simba.
Pompom e Simba - Dia do nascimento
     No começo eu pensei em doar o Simba e ficar só com as meninas, mas foi impossível! Ele é extremamente amável, fofo, participativo... ELE É DEMAIS!!! Então ficamos com eles em cercados separados, até a castração.
   
     Eu amo meus 3 porquinhos! Eles são parte da minha vida.
     Engraçado que cada um tem sua personalidade, seus gostos e manias e como uma boa mamãe coruja, eu mimo e trato cada um segundo suas necessidades.


     Agora que já contei a história dos meus Tikinhos, gostaria de falar mais sobre esse adorável pet que é o porquinho da índia.

    O que são Porquinhos da Índia?

               *Saiba mais clicando no título acima*

     "Porquinhos da Índia são pequenos mamíferos roedores. São animais muito sociáveis que vivem em pequenos grupos.

  Na natureza são caçados por predadores, portanto de início mostram-se ressabiados e tímidos, muitas vezes fugindo ao contato. Porém, são animais muito dóceis, que se adaptam bem ao cativeiro, tendo uma expectativa de vida de 4 a 8 anos.

  Quando adultos, os machos medem cerca de 25 cm e pesam de 900 a 1200 gramas, enquanto as fêmeas costumam ser menores e mais leves, tendo em média 20 cm e pesando de 700 a 1000 gramas."

     Os porquinhos são animais cativantes e mais inteligentes do que imaginamos. Além de fofos e delicados eles são uma ótima distração e companhia para aqueles que querem um mascote. Mas não se iluda, eles não são "mini cachorrinhos", são medrosos por natureza, pois são animais predados, portanto há coisas que os assustam e nem mesmo entendemos o por que...

     Os pigs não vivem em gaiola ou soltos pela casa, muitos menos em áreas externas. Eles são animais delicados que necessitam de um cuidado especial, um cercado com tamanho e forração ideal, para que não venha a ter nenhum tipo de problema futuro.

     A alimentação é bem variada em relação aos alimentos naturais, porém a base da dieta dos pigs consiste em feno de capim (80% da alimentação), ração (2 ou 3 colheres do sopa diárias), legumes (equivalente a 1 copo americano), verduras (algumas folhas, 2x ao dia bastam) e frutas 2x na semana, além de água livremente. 
     O custo é basicamente baixo, porém não tão baixo quanto outros animais. O mais trabalhoso é ter uma grande variedade de AN (alimentação natural), já que comem pouco. A dica é conseguir pequenas porções em feiras. 
     Além desses alimentos os pigs necessitam de suplementação de vitamina C.
     Não vou ficar escrevendo TUDO sobre eles, pois já existem diversos sites que o fazem muito bem:
     Se você achou interessante, quer saber mais e principalmente, se deseja ter um pig, sugiro que leia, LEIA MESMO, os seguintes arquivos:
     Eu e todos os sites citados acima, somos contra a reprodução caseira. Saiba os motivos nos arquivos abaixo:
     Bom, lendo esses arquivos e participando dos sites citados acima, você estará bem amparado e terá tudo para ser um excelente dono de pigs.
     Conheço cada um dos administradores e moderadores dos sites citados e posso dizer que são todos muito prestativos, amorosos e solícitos.


     Quero dar um destaque todo especial à Regiane Bagni, uma das fundadoras do Fórum e dona do site Porquinhos da índia.com, os quais são parceiros do bloguinho. A tia Re é minha mentora, me ensinou tudo que sei e ainda me ensina muuuita coisa.
     Tia Rê, muito obrigada por tudo! Eu e os Tikinhos não podemos expressar tudo o que você representa nas nossas vidas...


     Gente, é isso! Desculpe se o post ficou muito grande, mas é impossível não falar tanto de um assunto tão complexo e arrebatador.

     Obrigada por ler até aqui,
     Beijos dos gordinhos!

















*Ahhh, você já brincou com o Tikinho lá em cima? Volta lá no topo e veja, no lado esquerdo da tela. Cutuque-o e veja sua reação (é mto parecido com o pig de verdade), tb pode alimentá-lo kkkkkk
Mostrei esse bichinho virtual para um sobrinho meu e advinha? Não sai mais do bloguinho hahaha*

7 comentários:

Anônimo disse...

Amei o post!! Meu pig tbm... Ele disse que suas pigs são lindas... <3

Unknown disse...

kkkkkkkkk minhas pigas tão se achando com esse admirador secreto-rs

Pode dar dicas de post tb, tia Patu agradece!

Anônimo disse...

Parabéeens pelo post Patyyyy <3
Amo teus pigs, quero eles pra mim u-ú
Bjs ~ DaniloCamilo duasdhudhasud

Regiane Bagni disse...

Ahhhh que amor! Fico tão feliz em ter conhecido pessoas especiais como você por causa do nosso amor por esses pequenos. ♥

Unknown disse...

Nhaaaa Daniluuuuu Cameluuu. Amo vc kiguidu!

Re, nós é que somos felizes pela sua amizade e dedicação!

Anônimo disse...

Obrigado :D O post foi muito informativo

Unknown disse...

=3