terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Ai que sonooooo U.U*


     Meu Deus de misericórdia eterna!!!
     Eu estou com um sono tão grande que parece ser irreversível =P



     Já se sentiu assim, como se as horas de sono que tem não fossem o suficiente para descansar e repor as energias?

     Eu já sou mesmo uma pessoa muito dorminhoca, mas esses dias o sono tem ficado cada vez mais forte. Tenho a sensação de que preciso dormir 2 dias seguidos pra me recuperar - uahsuha

     Pra falar a verdade, não me lembro de um dia que eu tenha acordado sem me sentir obrigada a levantar da cama - rs - é um estado crônico da minha pessoa ^_^
     Fico imaginando se todos são assim, ou se eu fui premiada. Pois bem, vamos então entender o que é um sono normal e um sono anormal.

   
  SONO NORMAL
     O sono é um estado transitório e reversível, que se alterna com a vigília (estado desperto). Trata-se de um processo ativo envolvendo múltiplos e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões do sistema nervoso central.
     São identificados no sono dois estados distintos: o sono mais lento, ou sono não REM, e o sono com atividade cerebral mais rápida, ou sono REM (do inglês, movimentos rápidos dos olhos). O sono não REM é dividido em três fases ou estágios, segundo a progressão da sua profundidade. Já o sono REM caracteriza-se pela atividade cerebral de baixa amplitude e mais rápida, por episódios de movimentos oculares rápidos e de relaxamento muscular máximo. Além disso, este estágio também se caracteriza por ser a fase onde ocorrem os sonhos.

     Em um indivíduo normal, o sono não REM e o sono REM alternam-se ciclicamente ao longo da noite. O sono não REM e o sono REM repetem-se a cada 70 a 110 minutos, com 4 a 6 ciclos por noite. A distribuição dos estágios de sono durante a noite pode ser alterada por vários fatores, como: idade, ritmo circadiano, temperatura ambiente, ingestão de drogas ou por determinadas doenças. Mas normalmente o sono não REM concentra-se na primeira parte da noite, enquanto o sono REM predomina na segunda parte.

     Várias funções são atribuídas ao sono. A hipótese mais simples é a de que o sono se destina à recuperação pelo organismo de um possível débito energético estabelecido durante a vigília. Além dessa hipótese, outras funções são atribuídas, especialmente ao sono REM, tais como: manutenção do equilíbrio geral do organismo, das substâncias químicas no cérebro que regulam o ciclo vigília-sono, consolidação da memória, regulação da temperatura corporal, entre outras.
   DICAS PARA PRESERVAR O SONO
  • Ter horários regulares para dormir e despertar.
  • Ir para a cama somente na hora dormir.
  • Ter um ambiente de dormir adequado: limpo, escuro, sem ruídos e confortável.
  • Não fazer uso de álcool ou café, determinados chás e refrigerantes próximo ao horário de dormir.
  • Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
  • Se tiver dormido pouco nas noites anteriores, evite dormir de dia
  • Jantar moderadamente em horário regular e adequado.
  • Não levar problemas para a cama.
  • Realizar atividades repousantes e relaxantes preparatórias para o sono.
  • Ser ativo física e mentalmente.

     Há algum tempo atrás eu ouvi falar de um relógio de pulso que "mede" seu estado do sono e desperta no melhor momento, próximo à hora estabelecida. Sabe quando acordamos as 4h sem nenhum problema, como se já fosse dia, então voltamos a dormir e quando chega as 7h parece que tomamos um sonífero tão forte que mal conseguimos abrir o olho? Aí pensamos: "Que dorgas, devia ter permanecido acordado desde as 4h mesmo...". Pois então, é mais ou menos isso que promete o tal relógio (me digam o nome e onde comprar, se souberem =D).
     Há também um aplicativo para iPhone, que se chama Sleep Cycle que também promete o mesmo feito e custa a bagatela de US$ 0,99 |=O . Se funciona, eu já não sei, mas é uma proposta interessante.

     Enquanto não ganho de nenhum leitor (to te cutucando) um relógio desses, fico aqui sofrendo com o pesar dos meus zóius, pensando em como seria bom estar nesse momento na beira do mar, tirando um cochilo.

     Meu amigo Wikipédia diz que sofro de um distúrbio, to começando a acreditar.

    E aí, foi sofrido acordar hoje? Ainda é só terça-feira...

    Força na peruca e beijos da gorda!

2 comentários:

Pets e Fofuras disse...

Infelizmente o aplicativo só funciona pra quem dorme sozinho y - y Pois se baseiam nos movimentos da pessoa na cama. Mas o relógio deve ser uma boa eheheh

Unknown disse...

É Paulinha?! No caso, se meu marido levanta as 6h30 e coloca o treco pra mim, que levanto as 10h, funciona? :3